O Pe. Marcos Martins foi hoje nomeado prior das Paróquias de Nossa Senhora da Assunção de Cadafais e de Nossa Senhora de Fátima do Carregado, deixando São Francisco Xavier, onde tinha sido colocado há três anos como Vigário Paroquial, sendo substituído nestas funções pelo Pe. António Rodrigues Borges da Silva.

A nomeação do Pe. Marcos para o Carregado e sua substituição na nossa Paróquia e na de Belém foi hoje anunciada por um decreto do Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, publicado no site oficial do Patriarcado (https://www.patriarcado-lisboa.pt).

O novo Vigário Paroquial, Pe. António Borges da Silva, nascido a 23 de Novembro de 1965, ordenado sacerdote em 13 de Junho de 1993, é actualmente Reitor da Igreja da Memória e pertencia à Diocese das Forças Armadas e Segurança.

Desempenhou as funções de Capelão da Academia Militar (Sede e Amadora) e integra as Capelanias da Unidade de Segurança e Honras do Estado, ambas da Guarda Nacional Republicana, e da Unidade de Segurança e Honras de Estado, detendo a patente de Tenente-Coronel.

O decreto de nomeação não refere se é dispensado das suas actuais funções.

Ainda não é conhecida a data de início de funções do Pe. Borges da Silva na nossa Paróquia.

 

O Pe. Marcos manter-se-á em São Francisco Xavier (e em Santa Maria de Belém), onde tinha sido colocado há três anos como Vigário Paroquial, até final de Setembro, estando a sua entrada nas novas Paróquias marcada para 21 de Setembro.

Natural de Lisboa, nascido a 21/02/1983, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica, o Pe. Marcos também esteve a trabalhar, depois da ordenação, na Paróquia de São Nicolau, em Lisboa.

Foi ordenado sacerdote pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, em cerimónia realizada no Mosteiro dos Jerónimos a 26 de Junho de 2016, e celebrou a Missa Nova a 10 de Julho de 2016, na Igreja de São Nicolau.

No decreto hoje divulgado, o Pe Marcos Martins é ainda nomeado Assistente Regional Adjunto de Lisboa do Corpo Nacional de Escutas (CNE).