Conferência Vicentina de São Francisco Xavier

A Conferência Vicentina de São Francisco Xavier começou a laborar oficiosamente em 1985, embora só viesse a ser agregada ao Conselho Particular de Lisboa – Zona Poente a 18 de Janeiro de 1995.

Desde Maio de 2016 passou a integrar oficialmente os membros ainda activos da Conferência da Sagrada Família da igreja de Caselas.

A sua actividade desenrola-se no seio da Sociedade de São Vicente de Paulo, uma instituição da Igreja Católica constituída por leigos, cuja missão consiste em ajudar material e espiritualmente todos quantos vivem situações de carência temporária ou de longa duração.

A história desta instituição é, todavia, muito mais antiga. A primeira Conferência da Caridade, tendo por patrono São Vicente de Paulo, foi fundada em Paris, em 1833, por um grupo de jovens universitários, liderados por Frederico Ozanam, com o objectivo de colocar em prática, e com eficácia, os ensinamentos da sua fé.

Decorridos 26 anos, Lisboa vê nascer, em 1859, a primeira conferência vicentina portuguesa. Norteada pelos princípios estabelecidos por Frederico Ozanam, beatificado a 22 de Agosto de 1996 por S.S. o Papa João Paulo II, a S.S.V.P. conta com 900 conferências espalhadas por Portugal continental e regiões autónomas, mantidas em actividade por cerca de 11.000 vicentinos que prestam auxílio a 28.500 famílias e a mais de 94.000 pessoas.

Na paróquia de São Francisco Xavier, embora a Conferência Vicentina seja estatutariamente mista, tem conhecido um voluntariado com predomínio feminino. Conta no presente com nove membros activos e dedicados, que reúnem quizenalmente às terças-feiras pelas 10H30 numa sala do equipamento paroquial na Rua João Dias, nº 53. Tem como director espiritual o Rev. Cón. José Manuel dos Santos Ferreira, actual Prior da paróquia, e conta igualmente com o apoio do Pe Marcos Martins.

A Conferência Vicentina de São Francisco Xavier desenvolve a sua actividade em colaboração com a Junta de Freguesia, antes com a de São Francisco Xavier, agora com a de Belém; actuando sobretudo na zona do Restelo, estende o seu trabalho em rede à área de Caselas e a outras do concelho de Lisboa.

A nossa conferência pretende levar um testemunho de amor fraterno em momentos de dor e em situações de carência. O âmbito da nossa acção é pautado pela confidencialidade e pelo contacto directo domiciliário.

Prestamos assistência em situações de:
– isolamento por motivos de doença;
– apoio a idosos;
– encaminhamento de problemas familiares e sociais;
– carência manifesta nos domínios da saúde, alimentação e habitação.

O que faz falta à Conferência Vicentina?
Precisamos de novos membros de ambos os sexos e, posto não haver fundos provenientes de quotizações, é vital para esta Conferência continuar a ter o apoio fraterno dos nossos paroquianos nos peditórios realizados ao 3º fim-de-semana da cada mês.

Algum recado para os paroquianos?
Sabemos que a solidão dos idosos e as situações de pobreza “envergonhada” constituem os principais problemas da nossa paróquia. Por isso, se souber de situações a merecerem o nosso apoio, pedimos-lhe para nos contactar e para divulgar o nosso trabalho.

Contacto: interpele-nos nos dias de peditório ou deixe um envelope A/C Conferência Vicentina ─ Igreja Paroquial de São Francisco Xavier
Contamos consigo! Bem Haja.

Pode ainda usar os endereços:
sfxavier@paroquiasfxavier.org
ou iorncastro@netcabo.pt

Responsável – Inês de Ornellas e Castro (iorncastro@netcabo.pt)