Foram recentemente divulgadas as Nomeações para o ano pastoral 2019-2020, feitas por Decreto assinado por Sua Em.ª o Senhor Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, com data de 16 de Julho de 2019, memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo.

Tomámos assim conhecimento da nomeação do Sr. Pe. Marcos Martins, até ao presente Vigário Paroquial de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier, como Pároco das Paróquias de Nossa Senhora da Assunção de Cadafais e de Nossa Senhora de Fátima do Carregado e ainda como Assistente Regional Adjunto de Lisboa do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Ao Sr. Pe. Marcos desejo desde já manifestar, em meu nome pessoal e em nome das duas paróquias “irmãs” que tão dedicadamente serviu ao longo destes quase três anos de exercício do seu ministério, a mais profunda gratidão pelo trabalho sacerdotal e pastoral desenvolvido, que lhe fez ganhar no coração de todos uma grande admiração e uma viva amizade em Cristo.

Para as novas funções paroquiais e pastorais que vai exercer, invocamos as melhores bênçãos de Deus, com votos de que nelas encontre também a alegria que sempre nos comunicou no exercício do seu sacerdócio entre nós.

Que a intercessão de Nossa Senhora, que invocamos como Santa Maria de Belém, e de São Francisco Xavier acompanhe o Sr. Pe. Marcos nas suas novas funções, em que sempre o acompanharemos com a nossa oração.

Informo também que, no mesmo Decreto do Senhor Cardeal Patriarca foi nomeado o Sr. Pe. António Rodrigues Borges da Silva, Reitor da Igreja da Memória e Capelão da GNR e do Colégio Militar, como Vigário Paroquial de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier.

Ao Sr. Pe. António Borges da Silva transmito também desde já as mais cordiais boas-vindas, em nome das Paróquias de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier, que muito se enriquecerão com o modo tão próximo, profundo e atento como sempre exerceu ou exerce as várias funções sacerdotais que lhe têm sido confiadas.

Que Deus conceda as suas abundantes bênçãos às Paróquias de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier, para que possam continuar a ser presença da Igreja visível espalhada por todo o mundo e desempenhem cada vez mais fielmente a sua missão apostólica e evangelizadora.

Com grande amizade em Cristo

Cón. José Manuel dos Santos Ferreira