A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) revogou as orientações emanadas para o culto e actividades pastorais durante a situação de pandemia, após o final do estado de alerta.
A decisão foi anunciada, em comunicado, após a reunião mensal do Conselho Permanente do organismo dos bispos católicos, que decorreu em Fátima.

“A Conferência Episcopal agradece a todas as instituições eclesiais e às autoridades civis o esforço que tiveram ao longo deste tempo na luta contra a pandemia”, indica a nota.

Os bispos reconhecem “de modo muito agradecido todos os cuidados de segurança e de saúde da parte dos fiéis e instituições eclesiais e apela a que todos mantenham um comportamento responsável em relação à protecção da saúde pública”.

A CEP deixa ainda “algumas recomendações” para se continuar a cuidar da segurança e da saúde pública de todos na actual situação de pós-pandemia: fazer a saudação da paz (que é facultativa), através de um sinal sem contacto físico (por exemplo, uma vénia ou inclinação); utilização facultativa de máscara em locais especialmente lotados e pouco ventilados bem como a pessoas consideradas de risco pela idade ou pelo quadro clínico; cuidar da higienização e ventilação adequada dos espaços, sobretudo nesta época de Outono Inverno.

As novas recomendações revogam as anteriores orientações para o culto e actividades pastorais, de 28 de Fevereiro de 2022.

Os bispos convidam ainda à “observância das recomendações das autoridades sanitárias para este tempo de normalidade”, nas assembleias litúrgicas e actividades pastorais da Igreja.

Agência Ecclesia