A página da Paróquia de São Francisco Xavier vai apresentar diariamente textos para reflexão neste período conturbado da pandemia.
O texto de hoje é a homilia do Papa Francisco no dia 11 de Maio.

O Dom de Deus

Papa Francisco

A passagem do Evangelho de hoje é a despedida de Jesus na Ceia (conf. Jo 14,21-26). O Senhor conclui com estes versículos: “Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que Eu vos tenho dito” (vers. 25-26).

É a promessa do Espírito Santo; o Espírito Santo que habita connosco e que o Pai e o Filho enviam. “O Pai enviará em meu nome”, disse Jesus, para acompanhar-nos na vida. É chamado Paráclito. Esse é o ofício do Espírito Santo. Em grego, o Paráclito é aquele que sustenta, que acompanha para não cair, que mantém firme, que é próximo para sustentar.

E o Senhor prometeu-nos esse sustento, que é Deus como Ele: é o Espírito Santo. O que o Espírito Santo faz em nós? O Senhor o diz: “Ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que Eu vos tenho dito” (vers. 26).

Ensinar e recordar. Este é o ofício do Espírito Santo. Ensina-nos: ensina-nos o mistério da fé, ensina-nos a entrar no mistério, a entender um pouco mais o mistério, ensina-nos a doutrina de Jesus e ensina-nos como desenvolver a nossa fé sem errar, porque a doutrina cresce, mas sempre na mesma direcção: cresce na compreensão.

E o Espírito ajuda-nos a crescer na compreensão da fé, compreendê-la mais e caminhar para compreender o que a fé diz. A fé não é uma coisa estática; a doutrina não é uma coisa estática: cresce. Cresce como as árvores crescem, sempre as mesmas, mas maiores, com fruto, mas sempre o mesmo, na mesma direcção. E o Espírito Santo evita que a doutrina erre, evita que permaneça parada ali, sem crescer em nós. Ensinar-nos-á as coisas que Jesus nos ensinou, desenvolverá em nós a compreensão daquilo que Jesus nos ensinou, fará crescer em nós, até alcançar a maturidade, a doutrina do Senhor.

E outra coisa que Jesus diz que o Espírito Santo faz é recordar: “Recordará tudo o que eu vos tenho dito” (vers. 26). O Espírito Santo é como a memória, desperta-nos: “Mas tu recordas-te disto, tu recordas-te daquilo”; mantém-nos despertos, sempre despertos nas coisas do Senhor e faz-nos também recordar a nossa vida: “Pensa naquele momento, pensa quando encontraste o Senhor, pensa quando deixaste o Senhor”.

Uma vez, ouvi dizer que uma pessoa rezava assim diante do Senhor: “Senhor, eu sou o mesmo que quando era criança, quando garoto tinha esses sonhos. Depois, trilhei por caminhos errados. Agora me chamastes”. Eu sou o mesmo: essa é a memória do Espírito Santo na própria vida. Leva-nos à memória da salvação, à memória daquilo que Jesus ensinou, mas também à memória da própria vida. E isso me faz pensar – o que aquele senhor dizia – num modo bonito de rezar, olhar para o Senhor: “Sou o mesmo. Caminhei muito, errei bastante, mas sou o mesmo e vós me amais”. A memória do caminho da vida”.

E nessa memória, o Espírito Santo nos guia; guia-nos para discernir, para discernir o que devo fazer agora, qual é o caminho certo e qual é o errado, mesmo nas pequenas decisões.

Se nós pedirmos a luz ao Espírito Santo, Ele nos ajudará a discernir para tomar as verdadeiras decisões, as pequenas de todos os dias e as maiores. É aquele que nos acompanha, nos sustenta no discernimento. Isto é, o Espírito que ensina, nos ensinará todas as coisas, ou seja, faz a fé crescer, nos introduz no mistério, o Espírito que nos recorda. Recorda-nos a fé, nos recorda a própria vida, e é o Espírito que neste ensinamento, nesta recordação, nos ensina a discernir as decisões que devemos tomar.

E a isso os Evangelho dão um nome ao Espírito Santo: sim, Paráclito, porque nos sustenta, mas outro nome mais bonito: é o Dom de Deus. O Espírito é o Dom de Deus. O Espírito é propriamente o Dom. Não vos deixarei sozinhos, vou enviar-vos um Paráclito que vos sustentará e vos ajudará a seguir adiante, a recordar, a discernir e a crescer. O Dom de Deus é o Espírito Santo.

Que o Senhor nos ajude a guardar e cuidar esse Dom que Ele nos deu no Baptismo e que todos temos dentro de nós.