Sob a direcção espiritual do Pe. Miguel Pereira, vai realizar-se uma Peregrinação da Paróquia de São Francisco Xavier à Terra Santa entre 17 e 25 de Fevereiro de 2024. A pré-inscrição pode ser feita até 30 de Setembro para o e-mail ts2024sfx@gmail.com.

A peregrinação tem como tema Desejei ardentemente.. (Lc 22,15)

Quando chegou a hora, reclinou-Se à mesa e os apóstolos com Ele. E disse-lhes: «Desejei ardentemente comer esta Páscoa convosco, antes de padecer; pois digo-vos que não mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus». E, recebendo um cálice, depois de dar graças, disse: «Tomai isto e reparti entre vós, pois digo-vos que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus». E, tomando um pão, depois de dar graças, partiu-o e deu-lhes, dizendo: «Este é o meu corpo dado em favor de vós. Fazei isto em minha memória». Depois de cear, fez o mesmo com o cálice, dizendo: «Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós». Lc 22, 14-20

Misteriosamente, Jesus desejava ardentemente aquela última ceia. Era a última, porque sabia que ia morrer. A última de muitas que partilhara com os Doze que Ele escolhera, ao longo daqueles três anos de caminhadas e pregações, de encontros e desencontros, de palavras novas e gestos de cura.

Jesus desejava ardentemente aquela última ceia em que lhes queria deixar as Suas últimas palavras com pedido ingente de unidade, de caridade e de envio a anunciar a novidade que lhes trouxera.

Jesus desejava ardentemente aquela última ceia, em que lhes queria deixar a certeza de que com Eles ficaria para sempre, quando, repetindo aquelas palavras, fizessem do pão Sua carne e do vinho Seu sangue.

Tudo isto aconteceu num lugar concreto, numa geografia conhecida, testemunhada, investigada e comprovada.
Também nós desejamos ardentemente ir ao Seu encontro, conhecer os Lugares onde se escreveu a História da Salvação, que nos devolveu o horizonte de uma vida em plenitude.

É por esta razão que venho convidar para uma experiência única. Roubar uns dias à normalidade da vida e pôr-se a caminho: ir à Terra Santa! Ir ver e tocar os Lugares que foram Seus, ouvir nos mesmos lugares, as mesmas palavras que Ele ali nos disse!

Estou a convidar para uma Peregrinação à Terra Santa! É uma experiência que muda a vida, porque converte o nosso olhar, porque nos toca o coração. Lá, em Jerusalém onde este facto aconteceu, vamos poder dizer: foi aqui!

Este convite que em Seu nome faço é pessoal e intransmissível (mesmo!). Só Deus sabe porque estou a mandar esta carta. Mas é bom não esquecer de que é Deus quem convida… e os Seus convites são irresistíveis, porque Ele é O eterno sedutor!

Assim, a peregrinação decorrerá de 17 a 25 de Fevereiro do próximo ano, pelo que já só faltam sete curtos meses! É tempo de tomar a decisão, de organizar a vida, de preparar o coração.

Junto com esta carta encontra-se o Programa e a Ficha Técnica, bem como o Pedido de Inscrição. Ler tudo atentamente e rezar a decisão. Preencher o pedido de inscrição e fazê-lo chegar.
Enquanto espero, rezo para que no regresso, possam dizer, com o coração cheio e a alma renovada: sim, o Senhor ressuscitou verdadeiramente!

Com amizade
Padre Miguel Pereira

Podem consultar aqui a ficha técnica da Peregrinação, o Pedido de inscrição e a documentação do Seguro de Viagem.