O Cónego José Manuel Ferreira é o novo Prior de S. Francisco Xavier, acumulando com idênticas funções na Paróquia de Santa Maria de Belém.
Como coadjutor nas duas paróquias vai ter o Pe. Marcos de Carvalho Rodrigues Martins, ordenado sacerdote a 26 de Junho deste ano.
O novo Prior substitui o Pe. António Colimão, que em Fevereiro último teve de abandonar a actividade pastoral devido a doença grave.
As nomeações foram conhecidas hoje, 16 de Julho, cinco meses depois de o Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, ter indicado o Pe. Valter Malaquias como Administrador Paroquial, no impedimento do Pe. Colimão.
Natural de Lisboa, prestes a completar 63 anos (20 de Julho), o Cónego José Manuel dos Santos Ferreira, ordenado em 1977, é doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, em 1984.
Foi Pároco de Santa Maria de Olivais, entre 1984 e 1991, e em 1994 foi nomeado responsável da Paróquia de Santa Maria de Belém, onde vai continuar, acumulando com a Paróquia de S. Francisco Xavier.
É Cónego da Sé desde 1999, Assistente Diocesano da Acção Católica dos Meios Independentes (desde 1991) e Assistente religioso (Capelão Chefe) da Casa Pia de Lisboa (desde 1995).
Nas suas tarefas pastorais terá como coadjutor nas duas paróquias o Pe. Marcos Martins.
Natural de Lisboa, com 33 anos, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica, o Pe. Marcos esteve a trabalhar, antes da ordenação (a 26 de Junho deste ano), na Paróquia de São Nicolau, em Lisboa.
O seu percurso foi feito no Seminário dos Olivais, tendo passado igualmente pelas Paróquias de Alto do Lumiar (Lisboa), Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Arranhó.
Celebrou a Missa Nova a 10 de Julho, na Igreja de São Nicolau, Lisboa.
A posse do novo Prior e do coadjutor ainda não está marcada, mas deve ocorrer entre Setembro e Outubro.