Mensagem do nosso Prior sobre a festa do nosso Padroeiro, São Francisco Xavier, e sobre os dez anos da Bênção e Dedicação da Igreja Paroquial

Celebramos hoje, dia 03 de Dezembro, a festa de São Francisco Xavier, nosso Padroeiro.

Da sua extraordinária actividade missionária e evangelizadora, que nos fará muito bem conhecer profundamente, deixo aqui uma breve nota.
Tendo chegado a Goa em Maio de 1542, logo em Outubro de 1542 parte para o Sul da índia a evangelizar os pescadores da Costa da Pescaria, tarefa a que se entregou com total dedicação, sem olhar a sacrifícios, como escreve o Pe. António Lourenço Farinha:

“Pelo trabalho em excesso, pelo uso constante de alimentos a que não estava habituado e de inferior qualidade, pelo calor sufocante a que tinha de se expor, e ainda por não repousar de noite em camas confortáveis, a saúde do Padre-Mestre ressentia-se; mas, apesar disso, continuava nas suas lides alegre e satisfeito, com edificação dos novos cristãos e dos infiéis.

“O Padre Manuel Teixeira, seu primeiro biógrafo, que viveu na Índia no seu tempo, e o conheceu em 1551, resumiu nas seguintes palavras o seu viver na Costa da Pescaria:
«Percorria constantemente aquela Costa, a pé, descalço muitas vezes, de lugar em lugar, baptizando crianças e adultos que havia para baptizar, desarraigando a idolatria, casando os que estavam em condições e ensinando a todos, conforme a necessidade de cada um, que era muito grande.A sua dormida era no solo; o seu alimento, do que se usava na terra e lhe davam os novos cristãos, e muitas vezes os infiéis, que era um pouco de arroz mal preparado, pescado e algumas vezes leite azedo.
Foram muitos os perigos em que se encontrou, muitos os trabalhos que padeceu, mas com grande alegria e consolação da sua alma” (Pe. António Lourenço Farinha, S. Francisco Xavier, Gráfica Almondina, Torres Novas, 1950, p. 89).

Neste mesmo dia 03 de Dezembro passam dez anos da inauguração da Igreja Paroquial, cuja Dedicação e Bênção se realizou a 03 de Dezembro de 2011.
A melhor forma de assinalar este aniversário será continuar a consolidação da vida e da missão evangelizadora da Paróquia de São Francisco Xavier.

A todos os paroquianos se pede também o reforço do seu generoso contributo para a amortização da dívida da Paróquia, (que é presentemente de 1,467.099.95 euros), em particular no ofertório do primeiro domingo de cada mês.

Um excelente modo de cada paroquiano ou de cada família ajudar, será contribuir com donativos para o Bazar de Natal ou fazer aqui as suas compras de Natal.
O Bazar de Natal, que regressa este ano depois de um ano de suspensão, devido à pandemia, é um dos pontos altos da vida da Paróquia.

Peço a Deus que o saibamos aproveitar como um modo de crescer no espírito comunitário e de pôr em prática uma verdadeira partilha em vista de um fim que a todos diz respeito.

Desejo a todos um santo Advento.

Cón. José Manuel dos Santos Ferreira