Coro

 

O Coro Paroquial de São Francisco Xavier tem por missão animar as Eucaristias dominicais do meio dia.

Através do canto pretendemos solenizar dominicalmente a acção litúrgica da nossa paróquia, assim como os momentos mais solenes do calendário cristão.

Apresenta um repertório diversificado procurando adequar as suas escolhas às características do grupo e à liturgia de cada domingo.

Os ensaios acontecem às quintas-feiras das 21h00 às 22h30 na igreja.

E aos domingos antes da Eucaristia.

Actualmente encontra-se sob a direcção de Miguel Ângelo Conceição e é acompanhado ao órgão pela Maria Moura.

Venha fazer parte deste grupo.

Contacte o responsável no final da missa, mostrando o seu interesse em prestar este serviço à paróquia.

 

Alguns links úteis:

 
Escola Diocesana de Música Sacra | https://edmslisboa.webnode.pt
Publicações e Partituras de Música Sacra | http://libellususualis.pt 
O canto na liturgia | http://ocantonaliturgia.blogspot.com 
Secretariado Nacional da Liturgia | http://liturgia.pt/musica/ 

Testemunho

 

O meu modesto contributo para o “jovem” Coro Paroquial de São Francisco Xavier, nascido por volta de Outubro de 2017, tem sido um misto de útil e agradável.

Útil, porque sinto fazer parte de algo que ao solenizar e embelezar a liturgia – na missa dominical das 12 horas – , nos eleva o espírito para melhor louvar a Deus e interiorizar o que ali rezamos.

De notar que respondemos, eu e os (infelizmente poucos) restantes membros do grupo, a um apelo da Paróquia, onde há muito se fazia sentir ausência quase total, ou presença apenas esporádica de participação coral nas Eucaristias.

Agradável, pela boa aprendizagem de canto sacro, pela competente “batuta” do maestro Miguel Ângelo Conceição, cujo saber e dedicação, aliados a um trato afável e bem-disposto, determinam em muito o meu – o nosso – empenho.

E não posso, nem quero esquecer a nossa organista, a jovem Maria, tão profissional também no seu acompanhamento musical…

Aproveito, e sei que os meus colegas coralistas estão comigo, para daqui lançar um apelo a todos quantos, paroquianos ou não, queiram juntar-se a nós!

Na base da iniciativa da Paróquia estava, como era lógico e desejável, um projecto de grupo coral bem mais abrangente, em qualidade e quantidade de elementos… e média etária…

Sara Seruya
Fevereiro 2019