O Projecto Compartilha nasceu do desafio lançado à comunidade pelo nosso anterior Prior, o Sr. Padre António Colimão, em Maio de 2012, com o objectivo de ajudar algumas famílias da nossa Paróquia com dificuldades.

O DIA ESCOLHIDO É O DOMINGO POR SER O DIA DO SENHOR.
“Da Missa dominical parte uma onda de caridade destinada a estender-se a toda a vida dos
fiéis, começando por animar o próprio modo de viver o resto do domingo. Se este é dia de
alegria, é preciso que o cristão mostre, com as suas atitudes concretas, que não se pode ser
feliz “sozinho”. Ele olha ao seu redor, para individuar as pessoas que possam ter necessidade da sua solidariedade»” (Dies Domini, n.72.)

O Compartilha tem a Missão de entregar uma refeição (almoço) a cada família, acrescida de
géneros alimentícios, um domingo por mês, acompanhando-as e ajudando a solucionar
algumas dificuldades que possam ter.

A sua grande mais valia é a forma como envolve todas as pessoas da paróquia para o mesmo fim, dando um carácter único a cada Família beneficiária, que é “baptizada” com o nome de um Santo, para assegurar a sua confidencialidade.

Assim, para cada Família beneficiária existe uma equipa, composta por cozinheiro e transportador, a colaborar para o mesmo fim: entregar
uma refeição e um saco com géneros, um domingo por mês.

Para além da preciosa ajuda dos voluntários que constituem as equipas, muitos paroquianos, de uma forma empenhada e generosa, entregam géneros na Igreja.

Também alguns Estabelecimentos Comerciais participam, fazendo a recolha de bens não perecíveis. Neste momento temos parceria com o Mini mercado “Sabores do Campo”, na rua Rodrigues Cabrilho.

Em Maio de 2012 começou por assistir 13 Famílias, e neste momento assiste 22 Famílias, no total de 47 pessoas.
Neste momento somos 38 voluntários: são Cozinheiros, Transportadores, Designer, além do Apoio Social da Junta de Freguesia.

Todos os meses, à excepção de Agosto, todas as Famílias recebem a Compartilha; por isso, são muito bem-vindos suplentes para as equipas, como cozinheiros, transportadores ou ainda, como angariadores de géneros, junto da Comunidade local (Empresas, etc).

Pode ajudar entregando géneros na Igreja e oferecendo-se como voluntário inscrevendo-se através do e-mail: pcompartilha@gmail.com.

Contactos
Para colaborar nesta obra, basta contactar as responsáveis:Maria João Carona (917 002 085), Lúcia Barroso  ou Helena Lencastre.