Casamentos

O sacramento do Casamento pode ser celebrado na Paróquia de S. Francisco Xavier em três templos: Nova Igreja Paroquial, Igreja de Caselas e Ermida de S. Jerónimo.

Estes Templos são muito solicitados para as Celebrações, pelo que é necessário fazer a marcação com muita antecedência.

O primeiro contacto para as marcações pode ser presencial (Rua João Dias, 53 – 1400-221 Lisboa), no horário 16h00-19h00 de 3ª a sexta-feira e 10h00-13h00 ao sábado, por telefone (210966989), no mesmo horário, ou por e-mail para sfxavier@paroquiasfxavier.org.

Será sempre necessário, pelo menos, um contacto presencial.

Aos Domingos e Feriados Religiosos não se realizam casamentos na Ermida de S. Jerónimo.

Para os casamentos neste templo, nos restantes dias, os nubentes devem trazer celebrante.

Dependendo da disponibilidade destes templos, os horários da celebração dos casamentos na Igreja Paroquial e na Igreja de Caselas serão os seguintes: Sábados, 12h00 e 13h00.

Também para os casamentos a celebrar na Igreja de Caselas os nubentes devem, em princípio, trazer celebrante.

Para os Casamentos com celebrantes de fora da Paróquia é necessário indicar o nome completo do Sacerdote ou do Diácono, onde exercem o seu múnus pastoral e se pertencem a alguma Comunidade Religiosa.

A decoração será da responsabilidade dos interessados, a ser combinada com antecedência. Para casamentos aos sábados, a decoração deve ser feita na véspera, 6ª feira, entre 16H00 e as 18H00.

Não é permitido espalhar flores ou pétalas, no chão da Igreja. A decoração dos bancos corridos só pode ser feita por meio de atilhos, nunca com fita cola.

Havendo mais que um casamento, no mesmo dia, não será possível alterar a decoração da Igreja. As noivas desse dia terão de combinar uma decoração conjunta e, eventualmente, partilhar as despesas.

Segundo as normas litúrgicas, não é permitido ornamentar com flores, no Tempo da Quaresma que vai da Quarta-feira das Cinzas até à Quinta-feira Santa.

Não há celebrações no Tríduo Santo.

PREPARAR BEM A CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO

Depois de tomada a decisão de celebrar o Casamento, e estando já prevista uma data para a sua celebração, devem ser dados os seguintes passos:

1) Um dos noivos é residente na Paróquia de S. Francisco Xavier

Devem dirigir-se ao Cartório Paroquial de S. Francisco Xavier e exibir / entregar:

– Os Cartões de Cidadão ou Bilhetes de Identidade e as Cédulas de Vida Cristã de ambos os Noivos.
– Outros elementos de identificação solicitados (morada, telefone, futura morada depois do Casamento, etc.).

Oportunamente, marcarão um ou mais encontros com o Pároco ou outro Sacerdote.

Num momento adequado, deverão também fazer, com a devida preparação, a sua Confissão ou Reconciliação Sacramental, para que a Celebração do Matrimónio seja vivida nas melhores disposições.

E inscrever-se-ão num CURSO DE NOIVOS (ou outro CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO), como, por exemplo, o Curso de Noivos da Paróquia de Santa Maria de Belém (mais informações em: http://paroquia-smbelem.pt/), e apresentar o respectivo certificado.

 

Simultaneamente, deverão tratar do Processo Civil:

Devem dirigir-se à Conservatória do Registo Civil de Lisboa, Av.ª Fontes Pereira de Melo, 7 – 13, 7º Esq., Lisboa, (três meses antes da data do Casamento) e pedir a organização do Processo Civil prévio ao seu Casamento católico.

Para o efeito, é necessário apresentar:
– Certidões de nascimento e Cartão de Cidadão ou Bilhete de identidade de ambos os noivos.

O Certificado resultante deste Processo deve ser entregue nesta Paróquia, até 8 dias antes da data do Casamento (ou na Paróquia onde o Casamento for celebrado).

2) Noivos que não residem na Paróquia de S. Francisco Xavier

Devem dirigir-se à Paróquia da área de residência da noiva:

Pedir para organizar o processo de Casamento (e respectiva transferência), do qual resultará um Certificado do Patriarcado de Lisboa.

 

Simultaneamente, deverão tratar do Processo Civil:

Os noivos devem dirigir-se à Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos noivos (três meses antes da data do casamento), e pedir a organização do Processo Civil prévio ao seu Casamento católico. Deste processo resultará um Certificado para casamento.

Para o efeito, é necessário apresentar: Certidões de nascimento e Cartões de Cidadão/Bilhetes de identidade de ambos os noivos.

Devem igualmente dirigir-se ao Cartório Paroquial de S. Francisco Xavier:

Aqui iniciarão o processo relativo ao seu casamento.

O Certificado resultante do Processo Civil e também o Certificado do Patriarcado de Lisboa devem ser entregues nesta Paróquia, até 8 dias antes da data do Casamento.

Oportunamente, deverão inscrever-se num CURSO DE NOIVOS (ou outro CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO), como, por exemplo, o Curso de Noivos da Paróquia de Santa Maria de Belém (mais informações em: http://paroquia-smbelem.pt/), e apresentar o respectivo certificado.

Na Paróquia de S. Francisco Xavier deverão ainda marcar um encontro com o Pároco ou outro Sacerdote, para preparação da liturgia do Casamento.

Num momento adequado, deverão também fazer com a devida preparação, a sua Confissão Sacramental, para que a celebração do Matrimónio seja vivida nas melhores disposições espirituais.

 

3) Noivos que residem no estrangeiro

Devem dirigir-se à Paróquia onde resida um dos noivos e organizar o Processo de Casamento Católico, do qual resultará um documento da Diocese respectiva. Para isso, devem obter previamente:

Certidões de Baptismo de ambos;
Atestados de Estado Livre de ambos.

Simultaneamente, deverão tratar do Processo Civil:

Os Noivos devem ir ao Consulado de Portugal no País em que residem, onde pedem a organização de um processo para Casamento Católico em Portugal, apresentando depois na Paróquia de S. Francisco Xavier o Certificado para Casamento Católico emitido pelo mesmo Consulado.

Devem igualmente dirigir-se ao Cartório Paroquial de S. Francisco Xavier.

Aqui devem iniciar o processo relativo ao seu casamento.

Os documentos eclesiásticos e civis devem ser entregues neste Cartório Paroquial até 15 dias antes da data do Casamento.

Oportunamente, deverão inscrever-se num CURSO DE NOIVOS (ou outro CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO), como, por exemplo, o Curso de Noivos da Paróquia de Santa Maria de Belém (mais informações em: http://paroquia-smbelem.pt/), a não ser que lhes seja mais conveniente fazê-lo na paróquia onde residem, e apresentar o respectivo certificado.

Na Paróquia de S. Francisco Xavier deverão ainda marcar um encontro com o Pároco ou outro Sacerdote, para preparação da liturgia do Casamento.

Num momento adequado, deverão também fazer com a devida preparação, a sua Confissão Sacramental, para que a celebração do Matrimónio seja vivida nas melhores disposições espirituais.

4) Valores a satisfazer pela organização do processo e preparação da celebração:

Consultar o Cartório da Paróquia de S. Francisco Xavier.

 

5) Liturgia da celebração

O SITE da nossa Paróquia de S. Francisco Xavier traz todo o Rito de Casamento, com várias opções de leituras bíblicas e também Oração dos Fiéis.

Além disso, tem o formulário a preencher em computador pelas testemunhas do casamento *.

O endereço de email a utilizar é sfxavier@paroquiasfxavier.org.

* Para preencher os formulários basta completar os campos com os dados, imprimir e entregar na Igreja ou enviar o formulário preenchido por email para: sfxavier@paroquiasfxavier.org.

VISITE o Site em http://www.paroquiasfxavier.org

 

OBSERVAÇÕES

As noivas deverão apresentar-se vestidas com dignidade. Não serão admitidas à celebração com as costas descobertas ou decotes acentuados.

Não serão admitidos participantes cujo traje colida com o respeito e dignidade que se exige no interior de um templo religioso. Entende-se por traje condigno aquele que assegure a cobertura de ombros, costas e pés. Também não é permitido o uso de «shorts» acima do joelho. No caso dos participantes masculinos, a cabeça deverá estar descoberta.

Orientações a transmitir pelos noivos aos fotógrafos e operadores de vídeo:

a) Os fotógrafos e operadores de vídeo devem integrar-se no ambiente litúrgico e sagrado das celebrações de que são chamados a recolher imagens.
b) Em cada casamento, e salvo circunstâncias especiais devidamente apreciadas pelo Pároco, deve haver apenas um fotógrafo (e um operador de vídeo) propostos ao Pároco e por ele aceites.

Aos Domingos e Feriados Religiosos não se realizam casamentos na Ermida de S. Jerónimo.

Para os casamentos neste templo, nos restantes dias, os nubentes devem trazer celebrante.

Dependendo da disponibilidade destes templos, os horários da celebração dos casamentos na Igreja Paroquial e na Igreja de Caselas serão os seguintes: Sábados, 12h00 e 13h00.

Também para os casamentos a celebrar na Igreja de Caselas os nubentes devem, em princípio, trazer celebrante.

Música nos Casamentos

A celebração do matrimónio, no contexto de uma celebração litúrgica, é um acontecimento de maior importância. Tudo deve contribuir para a dignidade da celebração.

O canto e a música têm na celebração um valor de sinal e devem exprimir a fé da Igreja. Por isso, não se deve introduzir nada de profano ou menos conveniente para o culto divino, como as tradicionais «marchas nupciais» de Mendelssohn e Wagner, por exemplo, que não são autorizadas, não pelo seu valor artístico, mas por se tratar de musicas para outros contextos (como o da Ópera).