Na 5ª feira, 23 de Fevereiro, foi para o ar a terceira conversa promovida pelo Comité Organizador de São Francisco Xavier sobre a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. O tema é os Papas e a JMJ.

Desta vez, o tema da conversa foi à volta das Famílias de Acolhimento aos peregrinos.

Podem ouvir aqui:
Ouve a pressa no ar – 3

Com o tema “Ouve a pressa no ar”, as conversas, sempre no dia 23 de cada mês às 12h00, com repetição na 4ª feira seguinte, às 20h00, vão estar disponíveis na Rádio Freguesia de Belém, que as produz, e no site da Paróquia de São Francisco Xavier.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa.

É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil.

Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá, pela primeira vez, em Lisboa.

A frase bíblica (uma citação do Evangelho de São Lucas) dá início ao relato da Visitação (a visita de Maria a sua prima Isabel), um episódio bíblico que se segue à Anunciação (o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus e que foi o tema da última JMJ, na Cidade do Panamá).

A JMJ Lisboa 2023 decorre de 01 a 06 de Agosto de 2023.