Depois de tomada a decisão de celebrar o Casamento, e estando já prevista uma data para a sua celebração, devem ser dados os seguintes passos:
1) Um dos noivos é residente na Paróquia de São Francisco Xavier
Devem dirigir-se ao Cartório Paroquial de São Francisco Xavier e exibir / entregar:
– Os Cartões de Cidadão ou Bilhetes de Identidade e as Cédulas de Vida Cristã de ambos os Noivos.
– Outros elementos de identificação solicitados (morada, telefone, futura morada depois do Casamento, etc.).
Oportunamente, marcarão um ou mais encontros com o Pároco ou outro Sacerdote.
Num momento adequado, deverão também fazer, com a devida preparação, a sua Confissão ou Reconciliação Sacramental, para que a Celebração do Matrimónio seja vivida nas melhores disposições.
E inscrever-se-ão num CURSO DE NOIVOS (ou outro CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO), como, por exemplo, o Curso de Noivos da Paróquia de Santa Maria de Belém (mais informações em: http://paroquia-smbelem.pt/), e apresentar o respectivo certificado.
Simultaneamente, deverão tratar do Processo Civil:
Devem dirigir-se à Conservatória do Registo Civil de Lisboa, Av.ª Fontes Pereira de Melo, 7 – 13, 7º Esq., Lisboa, (três meses antes da data do Casamento) e pedir a organização do Processo Civil prévio ao seu Casamento católico.
Para o efeito, é necessário apresentar:
– Certidões de nascimento e Cartão de Cidadão ou Bilhete de identidade de ambos os noivos.
O Certificado resultante deste Processo deve ser entregue nesta Paróquia, até 8 dias antes da data do Casamento (ou na Paróquia onde o Casamento for celebrado).
2) Noivos que não residem na Paróquia de São Francisco Xavier
Devem dirigir-se à Paróquia da área de residência da noiva:
Pedir para organizar o processo de Casamento (e respectiva transferência), do qual resultará um Certificado do Patriarcado de Lisboa.
Simultaneamente, deverão tratar do Processo Civil:
Os noivos devem dirigir-se à Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos noivos (três meses antes da data do casamento), e pedir a organização do Processo Civil prévio ao seu Casamento católico.
Deste processo resultará um Certificado para casamento.
Para o efeito, é necessário apresentar:
Certidões de nascimento e Cartões de Cidadão/Bilhetes de identidade de ambos os noivos.
Devem igualmente dirigir-se ao Cartório Paroquial de São Francisco Xavier:
Aqui iniciarão o processo relativo ao seu casamento.
O Certificado resultante do Processo Civil e também o Certificado do Patriarcado de Lisboa devem ser entregues nesta Paróquia, até 8 dias antes da data do Casamento.
Oportunamente, deverão inscrever-se num CURSO DE NOIVOS (ou outro CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO), como, por exemplo, o Curso de Noivos da Paróquia de Santa Maria de Belém (mais informações em: http://paroquia-smbelem.pt/), e apresentar o respectivo certificado.
Na Paróquia de São Francisco Xavier deverão ainda marcar um encontro com o Pároco ou outro Sacerdote, para preparação da liturgia do Casamento.
Num momento adequado, deverão também fazer com a devida preparação, a sua Confissão Sacramental, para que a celebração do Matrimónio seja vivida nas melhores disposições espirituais.
3) Noivos que residem no estrangeiro
Devem dirigir-se à Paróquia onde resida um dos noivos e organizar o Processo de Casamento Católico, do qual resultará um documento da Diocese respectiva.
Para isso, devem obter previamente:
Certidões de Baptismo de ambos;
Atestados de Estado Livre de ambos.
Simultaneamente, deverão tratar do Processo Civil:
Os Noivos devem ir ao Consulado de Portugal no País em que residem, onde pedem a organização de um processo para Casamento Católico em Portugal, apresentando depois na Paróquia de São Francisco Xavier o Certificado para Casamento Católico emitido pelo mesmo Consulado.
Devem igualmente dirigir-se ao Cartório Paroquial de São Francisco Xavier.
Aqui devem iniciar o processo relativo ao seu casamento.
Os documentos eclesiásticos e civis devem ser entregues neste Cartório Paroquial até 15 dias antes da data do Casamento.
Oportunamente, deverão inscrever-se num CURSO DE NOIVOS (ou outro CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO), como, por exemplo, o Curso de Noivos da Paróquia de Santa Maria de Belém (mais informações em: http://paroquia-smbelem.pt/), a não ser que lhes seja mais conveniente fazê-lo na paróquia onde residem, e apresentar o respectivo certificado.
Na Paróquia de S. Francisco Xavier deverão ainda marcar um encontro com o Pároco ou outro Sacerdote, para preparação da liturgia do Casamento.
Num momento adequado, deverão também fazer com a devida preparação, a sua Confissão Sacramental, para que a celebração do Matrimónio seja vivida nas melhores disposições espirituais.
4) Valores a satisfazer pela organização do processo e preparação da celebração:
Consultar o Cartório da Paróquia de São Francisco Xavier.
5) Liturgia da celebração
O SITE da nossa Paróquia de São Francisco Xavier traz todo o Rito de Casamento, com várias opções de leituras bíblicas e também Oração dos Fiéis.
Além disso, tem o formulário a preencher em computador pelas testemunhas do casamento *. O endereço de email a utilizar é sfxavier@paroquiasfxavier.org.*
Para preencher os formulários basta completar os campos com os dados, imprimir e entregar na Igreja ou enviar o formulário preenchido por email para:
sfxavier@paroquiasfxavier.org.
VISITE o Site em https://www.paroquiasfxavier.org
OBSERVAÇÕES
As noivas deverão apresentar-se vestidas com dignidade. Não serão admitidas à celebração com as costas descobertas ou decotes acentuados.
Não serão admitidos participantes cujo traje colida com o respeito e dignidade que se exige no interior de um templo religioso. Entende-se por traje condigno aquele que assegure a cobertura de ombros, costas e pés. Também não é permitido o uso de «shorts» acima do joelho. No caso dos participantes masculinos, a cabeça deverá estar descoberta.
Orientações a transmitir pelos noivos aos fotógrafos e operadores de vídeo:
a) Os fotógrafos e operadores de vídeo devem integrar-se no ambiente litúrgico e sagrado das celebrações de que são chamados a recolher imagens.
b) Em cada casamento, e salvo circunstâncias especiais devidamente apreciadas pelo Pároco, deve haver apenas um fotógrafo (e um operador de vídeo) propostos ao Pároco e por ele aceites.
Música nos Casamentos
A celebração do matrimónio, no contexto de uma celebração litúrgica, é um acontecimento de maior importância. Tudo deve contribuir para a dignidade da celebração.
O canto e a música têm na celebração um valor de sinal e devem exprimir a fé da Igreja.
Por isso, não se deve introduzir nada de profano ou menos conveniente para o culto divino, como as tradicionais «marchas nupciais» de Mendelssohn e Wagner, por exemplo, que não são autorizadas, não pelo seu valor artístico, mas por se tratar de músicas para outros contextos (como o da Ópera).