XIII Domingo do Tempo Comum (PDF) TEXTO

MAIS E MELHOR

Mensagem de férias do nosso Prior, Cónego José Manuel dos Santos Ferreira

Caros paroquianos de São Francisco Xavier

Queria falar-vos hoje de dois assuntos:
O primeiro é uma iniciativa que me foi apresentada há dias por alguns paroquianos, que me pediram que divulgasse à Paróquia a nota seguinte, o que faço com muito gosto:

“Somos um conjunto de paroquianos de Santa Maria de Belém e São Francisco Xavier, e estamos interessados em organizar atividades que possam ir ao encontro de interesses culturais diversificados e, ao mesmo tempo, criar um espaço de convívio e diálogo intergeracional para a população das duas paróquias.
É importante que estas atividades correspondam, em primeiro lugar, aos interesses da população das duas paróquias e que as possamos propor a amigos nossos. Para que este programa seja nosso, que cada um o sinta como seu, pedimos-lhe que responda a um pequeno inquérito que nos permitirá orientar as escolhas que fazemos, e que em breve estará disponível no site da Paróquia”.

Considero esta iniciativa de grande interesse, e peço, não só que respondam a este inquérito, mas que deem o vosso apoio a este projeto, que poderá talvez vir a chamar-se Espaço Cultural de Santa Maria de Belém e São Francisco Xavier. Juntar as forças das duas paróquias neste âmbito será um benefício para todos!

O segundo assunto tem a ver com a dívida da Paróquia, resultante da construção da Igreja Paroquial de São Francisco Xavier. Sobre este assunto, recebi há semanas um email de uma paroquiana, com este teor:

“Boa tarde
Como paroquiana, muitas vezes contribui para o pagamento da divida causada pela construção da igreja. Ultimamente não tenho ouvido falar desse assunto e gostava de saber se a divida foi paga ou continua a ser um problema para a nossa paroquia.
Muito obrigada
N N”

A este email, enviei a seguinte resposta:

(…) Agradeço muito a mensagem que enviou, em que refere a questão do pagamento da divida da Paróquia associada à construção da Igreja.
Não temos, efetivamente, dado o realce habitual a esta assunto dado que, por um lado, esta informação é colocada, mensalmente, no site da Paróquia (https://paroquiasfxavier.org/), no separador “Como ajudar” e, por outro, temos considerado que não deveríamos estar a incomodar, sistematicamente, os paroquianos com este tema.

Contudo, e depois da leitura da sua mensagem, iremos relembrar mais assiduamente este preocupante assunto, convidando também os nossos paroquianos a consultar o site para obtenção de uma informação que pretendemos sempre atualizada sobre este e outros temas.

Informo, por fim, que o capital em divida continua muito elevado sendo, a esta data, de 1.228.327,49€, e que o encargo mensal com o empréstimo é de 8.678,30€.
Com os meus cordiais cumprimentos e votos das melhores bênçãos de Deus
(…).”

Ignoro se os dados que enviei na minha resposta são também ou não novidade para muitos paroquianos. A verdade é que esta é a situação atual, e que o encargo mensal que temos de suportar mensalmente é muito elevado, sendo previsível que, muito em breve, e apesar do grande contributo que representou o recente Arraial, tenhamos grande dificuldade de o satisfazer.

Peço, por isso, como tantas vezes já foi feito, o reforço da vossa generosidade nos ofertórios mensais. E peço também que haja mais visitas e mais compras no Mercadinho, cujo contributo tem sido de grande importância para o reforço das nossas contas.

Para terminar, peço que, mesmo em férias, todos se sintam unidos à Paróquia, e rezem para que realize o seu serviço de evangelização e de caridade. E continuem também a dar o seu apoio e o seu contributo, para que a dívida não seja um peso tão grande, e, nessa medida, nos deixe mais liberdade para trabalhar ainda mais e melhor em tantos outros âmbitos da nossa missão de Igreja.

Com sincera amizade.
Cón. José Manuel dos Santos Ferreira

 

Leituras de verão

Em preparação do tempo de descanso que começa, deixamos algumas sugestões de leitura para que, a par do desejável enriquecimento literário, se cultive o conhecimento em matéria de fé.

Boas férias!

Procura-se amigos e lavadores de pés

Cardeal Seán O’Malley

Conteúdo riquíssimo de reflexão teológica, de uma teologia intrinsecamente associada à atitude de humildade, característica da condição do orante e servidor, ou seja, daquele que, perante a Beleza de Deus, só pode acomodar-se “de joelhos” aos pés dos que serve.

 

Catequeses

Papa Francisco

O Papa Francisco já realizou inúmeras catequeses. Os temas dão uma indicação do caminho da Igreja nestes anos e são uma valiosa ajuda em termos de orientação espiritual. Além da versão em papel (Secretariado Nacional de Liturgia), os textos estão disponíveis no site da Santa Sé (audiências gerais a partir de 6 de Maio de 2020 https://www.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2020/documents/papa-francesco_20200506_udienza-generale.html)

 

Só Avança Quem Descansa

Vasco Pinto de Magalhães

Tempo e os tempos, o bem que todos desejamos e tememos. Parece que nos foge. Nunca o desligamos da morte. Esperamos outros tempos. E temos saudades, também. Uns nunca têm tempo, outros têm-no demais. Bem indefinível, desafio de todas as filosofias! Vivemos tempos difíceis. Mas todos os tempos nos trazem as suas graças e as suas dificuldades. Fujo ou corro atrás do tempo? Aceitemos o desafio do tempo, da sua sabedoria e modo!

 

 

Conhecê-Lo e conhecer-te

Mons. Fernando Ocáriz

Reunião em livro de treze editoriais que aprofundam a importância de refletir sobre «a centralidade da Pessoa de Jesus Cristo, a quem desejamos conhecer, com quem queremos ganhar intimidade e desejamos amar».
«Pôr Jesus no centro da nossa vida significa meter-se mais na oração contemplativa no meio do mundo e ajudar os outros a andar por caminhos de contemplação».

 

Arquivo de Folhas Informativas anteriores a 25.11.2018