Bem-vindos ao site da Paróquia de São Francisco Xavier.

São Francisco Xavier é uma paróquia que se deseja acolhedora. Acolhedora como toda a Igreja, em que nos sentimos em casa, em que nos sentimos em família, em que nos sentimos conhecidos e compreendidos.

E também em que, muitas vezes, somos confortados, purificados, tratados, como aquele homem, vítima dos salteadores, que o Bom Samaritano, que representa o próprio Cristo, recolheu naquela estalagem, na qual podemos ver simbolizada a sua Igreja.

Assim deseja ser a Paróquia de São Francisco Xavier, para todos os que aqui residem e para todos os que aqui se desejem acolher.

Mas uma Paróquia, como toda a Igreja, não é apenas uma estalagem, ou um hospital de campanha. É também uma nave que se faz ao mar.
Um dos elementos mais característicos da Igreja Paroquial de São Francisco Xavier é que o seu exterior representa o casco de um navio.

Assim deseja ser a Paróquia de São Francisco Xavier: uma nave que se faz ao mar. Antes da pesca milagrosa, Jesus disse a Pedro: «Duc in altum», «Faz-te ao largo».

Assim desejamos que seja São Francisco Xavier: uma paróquia que se faz ao largo, para levar o Evangelho a todos, para anunciar Jesus Cristo a todos, para cumprir uma missão, como o seu santo patrono, essa figura extraordinária de evangelizador e missionário que foi, no séc. XVI, São Francisco Xavier.

Quem desejar abraçar hoje esta missão, sentir-se-á bem, sentir-se-á em casa, sentir-se-á acolhido, compreendido e também desafiado e enviado em São Francisco Xavier.

Cónego José Manuel Ferreira
Prior da Paróquia de São Francisco Xavier