- 00dias
- 00horas
- 00minutos
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é a oportunidade de os jovens de todo o mundo se reunirem com o Papa, num dos maiores momentos de evangelização juvenil da Igreja Católica. É uma peregrinação, um encontro de oração, de partilha e de entreajuda que reforça a união e a proximidade à fé. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, a Jornada é aberta a todos, que estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.
Acontece todos os anos a nível diocesano, por altura do Domingo de Ramos, e a cada dois, três ou quatro anos como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja.
Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à Vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.
Visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.
A sede da JMJ em Lisboa é no edifício da antiga Manutenção Militar no Beato, na Rua do Grilo número 84. Na sede há missa de segunda a sexta-feira às 12h30 e Adoração ao Santíssimo Sacramento quinta-feira à tarde. A sede está aberta para receber todos os que a queiram visitar.