Primeiro texto do nosso Prior, Cón. José Manuel dos Santos Ferreira, sobre as conclusões do sínodo paroquial.

Caros paroquianos de São Francisco Xavier

A Igreja de Cristo tem as portas abertas a todos os que queiram entrar.

Por ela já entraram milhões e milhões de homens e mulheres de todos os tempos e de todas as culturas, encontrando na Igreja Aquele que disse de Si mesmo: “Eu sou a porta das ovelhas. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e encontrará pastagem” (João 10,9)

A primeira porta que se nos abre é a do Baptismo, e desde que entramos por ela, somos chamados a continuar a caminhar, na comunhão da Santa Igreja Católica, na esperança de que também um dia se nos abram as portas do Céu.

No âmbito da nossa Paróquia de São Francisco Xavier, é um desejo de muitos que a Igreja Paroquial possa ter as suas portas efectivamente abertas o maior tempo possível.

E que possa contar com um acolhimento efectivo, com voluntários formados para o efeito.

E que os espaços da Igreja que se encontram disponíveis, se abram para a dinamização de iniciativas dirigidas a crianças, jovens e idosos, sempre com a presença próxima dos sacerdotes.

Este desafio, recentemente expresso nos encontros sinodais, depende apenas de nós, dos paroquianos de São Francisco Xavier.

Por isso, volto hoje a fazer este convite (que já transmiti noutros momentos, nomeadamente no boletim paroquial de 12 de Setembro de 2021):

Que os paroquianos que tenham alguma disponibilidade nas manhãs dos dias de semana, particularmente de terça-feira a sábado, se disponibilizem a dedicar uma manhã (ou algumas horas durante a manhã) para garantir um serviço regular de acolhimento na Igreja Paroquial, de modo a que seja possível a quem quiser, vir rezar ou tratar de algum assunto no Secretariado.

Se for o seu caso, preencha por favor um impresso próprio existente no Secretariado, com a indicação dos dias e horas em que estará disponível.

Mas, se conhecer alguém que tenha essa disponibilidade, faça esse desafio! Convide um outro paroquiano ou paroquiana para que dê um pouco do seu tempo à nossa Igreja Paroquial, facilitando assim que muitos outros aqui se sintam em casa, e daqui saiam confirmados na fé, no amor e na caridade.

Com votos de continuação de Santa Quaresma e a amizade em Cristo do vosso prior

Cón. José Manuel dos Santos Ferreira