No dia 11 de Janeiro  a Igreja Católica entrou no chamado Tempo Comum, que nos vai acompanhar, em termos litúrgicos, ao longo da maior parte deste ano de 2021.

São Marcos, o evangelista do Ano B

Este período é designado por Tempo Comum, não por ser um período menos importante na vida e na liturgia da Igreja, mas por  decorrer fora dos dois pontos centrais: Advento-Natal e Quaresma-Páscoa.

O Tempo Comum é considerado um tempo de vigilância, de espera, de esperança, pelo que a cor litúrgica é o verde, patente nos paramentos envergados pelo sacerdote na celebração da Missa.

Sendo um período longo, de 33 ou 34 semanas, o Tempo Comum é subdividido em duas partes: A primeira parte começa no dia seguinte à festa do Baptismo de Jesus (neste ano de 2021 a 11 de Janeiro) e vai até 16 de Fevereiro, a terça-feira antes da Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma.

A segunda parte do Tempo Comum recomeça na segunda-feira depois de Pentecostes (24 de Maio deste ano) e estende-se até 27 de Novembro, o sábado que antecede o primeiro domingo do Advento, quando tem início um novo Ano Litúrgico, o Ano C.

Seremos auxiliados neste período pela leitura de um dos evangelhos sinópticos (São Marcos neste Ano B). Discípulo de Pedro, foi fundador da Igreja de Alexandria. Em 42, Pedro teve de ausentar-se de Roma e entregou a Marcos a responsabilidade pela Igreja de Roma.

Atendendo aos pedidos dos primeiros cristãos de Roma, de deixar-lhes um documento escrito, que contivesse tudo que ouviram da doutrina, dos milagres e da morte de Jesus, São Marcos escreveu o Evangelho que recebeu o seu nome com a finalidade precisa de responder à pergunta: “Quem é Jesus”.

O evangelista, porém, não responde com doutrinas teóricas ou discursos de Jesus. Ele apenas relata a prática ou actividade de Jesus, fazendo compreender que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Marcos deixa claro que a sua obra não é completa e que o leitor, através da sua própria vida, tem de se tornar discípulo de Jesus.

Começámos pelo chamado Segundo Domingo do Tempo Comum (11 de Janeiro), pois o primeiro é ocupado pela festa do Baptismo de Jesus.

O 34º Domingo do Tempo Comum, que assinala o fim deste período, é substituído pela Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, entrando-se no Tempo do Advento, iniciando-se um novo Ano Litúrgico, o Ano C, em que seguiremos o Evangelho de São Lucas.