A página da Paróquia de São Francisco Xavier vai apresentar diariamente textos para reflexão neste período conturbado da pandemia.
O texto de hoje é um texto com reflexões de São João Paulo II sobre o amor e o sacrifício.
Amor e sacrifício
Frases de São João Paulo II
São João Paulo II ensinou continuamente que o mal presente no mundo só poderia ser derrotado pela imitação do amor de Jesus e do seu sacrifício na cruz.
O Papa polaco passou desta vida para o Céu em 2 de Abril de 2005 e o seu funeral foi realizado em 8 de Abril. Mas o seu legado ainda vive. Muitos acreditam que um dos seus maiores contributos foram as suas exortações sobre o amor e o sacrifício.
Ensinou continuamente que o mal presente no mundo só poderia ser derrotado pela imitação do amor de Jesus e do seu sacrifício na cruz.
Era uma crença que manteve até o fim da sua vida, oferecendo os seus numerosos sofrimentos físicos como um sacrifício de amor pelo mundo.
Aqui estão cinco citações de João Paulo II que destacam o poder escondido dentro do amor e do sacrifício:
1.)”O amor verdadeiro … é exigente. Mas a sua beleza reside precisamente nas exigências que ele faz. Somente aqueles capazes de fazer exigências sobre si mesmos em nome do amor podem, então, exigir o amor dos outros “.
2.) “A questão sobre o valor da vida, sobre o significado da vida, faz parte do singular tesouro da juventude. Mais ainda, quando a juventude é testada pelo sofrimento pessoal, ou é profundamente consciente do sofrimento dos outros; quando se encontra face a face com o mistério do pecado e a iniquidade humana (mysterium iniquitatis). A resposta de Cristo é esta: ‘Somente Deus é bom; Só Deus é amor. ‘”
3.) “A escuridão só pode ser dispersada pela luz e o ódio só pode ser derrotado pelo amor.”
4.) “É sua a tarefa gigantesca de superar todo o mal com o bem, sempre tentando, no meio dos problemas da vida, confiar em Deus, sabendo que a sua graça dá força à fraqueza humana. Devemos opor-nos a todas as formas de ódio com o poder invencível do amor de Cristo. “
5) “A oração unida ao sacrifício constitui a força mais poderosa da história humana.”
in Aletheia