A página da Paróquia de São Francisco Xavier vai apresentar diariamente textos para reflexão neste período conturbado da pandemia.
O texto de hoje é de Lisa Sigfridsson.

Via Lucis

Lisa Sigfridsson

O mistério pascal é descrito nos evangelhos através de uma série de eventos com um significado espiritual profundo.
Desde a decisão de Pôncio Pilatos à crucificação, especial ênfase tem sido dada àqueles que conduziram ao sofrimento e morte de Jesus Cristo. A fim de que os visualizássemos e para que todos os compreendessem, foram criadas e desenvolvidas outrora as catorze estações da Via Crucis.

Todavia, o mistério é duplo. A primeira parte corresponde aos eventos acima descritos, mas existe uma segunda parte igualmente importante: a Ressurreição de Cristo e os acontecimentos que se lhe seguiram e levaram à Ascensão de Jesus e ao Pentecostes.
Estes não têm sido considerados igualmente fundamentais pela tradição, o que cada vez mais é inadmissível.
Demasiada ênfase é dada ao sofrimento, e quase nenhuma à esperança e à vitória da vida sobre a morte.
A expressão que subsume o todo: per crucem ad lucem – pela Cruz para a luz – tem sido apenas parcialmente considerada.

Por conseguinte, em 1991, na Sexta-feira Santa, o Papa João Paulo II apresentou a Via Lucis – catorze estações mediante as quais se torna possível meditar e rezar sobre a Ressurreição, a Ascensão de Jesus e o Pentecostes. Não existe ainda consenso sobre quais destes acontecimentos em concreto devem ser escolhidos como estações, nem têm as autoridades da Igreja dirigido quaisquer recomendações a esse respeito – portanto, existem muitas variações (como aconteceu, de resto, ao longo do tempo com a Via Crucis).

A Via Lucis incita a uma maior abstracção. Cristo deixou de estar entre nós – mostra-se, mas apenas de forma efémera, quase transparente. Gradualmente, deixa a sua forma terrena para juntar-se ao mundo espiritual, legando aos discípulos a missão de espalhar a luz. Jesus ajuda os discípulos a enfrentarem os momentos de confusão e desamparo, preparando-os desta forma para a grande missão.

1.ª ESTAÇÃO
Jesus não está morto, mas vivo
2.ª ESTAÇÃO
Provavelmente Jesus aparece a sua Mãe