A página da Paróquia de São Francisco Xavier vai apresentar diariamente textos para reflexão neste período conturbado da pandemia.
O texto de hoje é de Guilherme de Saint-Thierry.

A fé da iluminação

Guilherme de Saint-Thierry

Quem conhece os segredos do homem, a não ser o espírito do homem que está nele? De igual modo, ninguém conhece os segredos de Deus, a não ser o Espírito de Deus» (1Cor 2, 11).

Apressa-te a comunicar com o Espírito Santo. Ele torna-Se presente logo que é invocado; se O invocamos é porque Ele já está presente. Chamado, Ele vem; e chega na abundância das bênçãos divinas.

É Ele o rio impetuoso que alegra a cidade de Deus (Sl 45, 5). Quando vem, se te encontra humilde e sem preocupações, temente à palavra de Deus, ficará em ti e revelar-te-á o que Deus esconde aos sábios e aos entendidos deste mundo (Mt 11, 25).

Então começarão a brilhar para ti todas essas verdades que a Sabedoria podia dizer aos discípulos quando estava na terra, mas que eles não podiam entender antes da vinda do Espírito da verdade que lhes ensinaria toda a verdade. […]

Assim como os que adoram a Deus devem necessariamente adorá-Lo «em espírito e em verdade» (Jo 4, 24), também os que desejam conhecê-Lo só no Espírito Santo devem procurar a inteligência da fé. […]

No meio das trevas e da ignorância desta vida, Ele é, para os pobres em espírito (Mt 5, 3), a luz que ilumina, a caridade que atrai, a doçura que agarra a alma, o amor daquele que ama, a devoção daquele que é livre sem reservas. É Ele quem, de convicção em convicção, revela aos crentes a justiça de Deus; Ele dá graça sobre graça (Jo 1, 16) e, à fidelidade na escuta da Palavra, Ele dá a fé da iluminação.