A Vigararia-Geral do Patriarcado de Lisboa esclareceu em nota as condições em que se podem realizar Baptismos, Matrimónios e Funerais nas paróquias da diocese, face à situação de pandemia.

A nota é do seguinte teor:

Na sequência do Comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa deste dia 13 de Março, alguns têm perguntado quais são “as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e actos de culto, bem como à suspensão de catequeses e reuniões”.

Na “Nota aos diocesanos de Lisboa sobre a actual situação sanitária” do passado dia 11, o Senhor Patriarca, atento ao desenvolvimento da pandemia do Covid 19 e à análise científica da Direcção Geral de Saúde (DGS), indicava no n. 4:

As vigararias, sob a coordenação dos seus vigários, devem seguir as determinações das autoridades nacionais e concelhias sobre espaços públicos e eventos em geral. Onde se encerrarem escolas, devem suspender-se as catequeses e outras acções pastorais que envolvam grupos mais numerosos. Cumpram-se as indicações quanto a visitas a estabelecimentos de saúde e prisionais, bem como a lares e residências. Quanto às celebrações em templos, também se seguirão prudentemente as directivas das autoridades.

Assim, no que respeita à celebração dos sacramentos do Baptismo e Matrimónio que não puderem ser transferidos para data mais conveniente, recomenda-se que se limite o número de  participantes e se observem as normas de segurança indicadas pela DGS para evitar os contágios que se dão por proximidade.

Tendo tudo isto em conta – o número dos participantes, sobretudo nas capelas mortuárias, e as normas de segurança que impeçam a transmissão do Coronavírus – não deixem os ministros da Igreja de assegurar as exéquias cristãs aos fiéis. No ritual da celebração das exéquias são propostas várias possibilidades, e o sacerdote, tendo presente a diversidade de circunstâncias, usá-las-á livremente (cf. Ritual da Celebração das Exéquias, n. 24).

Os serviços da Cúria diocesana mantêm-se em funcionamento. No entanto devem reduzir-se ao mínimo indispensável os assuntos a tratar presencialmente e utilizar-se o correio electrónico ou o postal.