Como Prior da Paróquia de São Francisco Xavier, tenho o gosto de informar todos os paroquianos de que foram apresentados ao Conselho para os Assuntos Económicos, na sua reunião de 10 de Janeiro passado, pelos membros do Conselho encarregados dessa função, o Relatório e Contas da Paróquia referentes ao ano de 2022, tendo os mesmos sido apreciados e aprovados.

Da informação recolhida e apresentada, destaco as seguintes informações, que são da maior importância para toda a Paróquia:

1. Os rendimentos no ano de 2022 somaram o valor de 121.359,16€, valor consideravelmente inferior ao verificado no ano de 2019 (imediatamente antes da pandemia de COVID 19), em que se atingiu o montante de 157.331,22€. Estes rendimentos estiveram associados, fundamentalmente, aos ofertórios das missas e aos donativos, os quais representaram 57,6% das receitas totais. De salientar ainda o valor de 838,74€, auferido por via das iniciativas da Paróquia com vista à angariação de fundos (arraial e quermesse) com um peso de 22,9% no total das receitas.
  2. Os gastos, no ano de 2022, tiveram o valor de 160 445,31€, valor este superior às receitas auferidas. O grande peso nas despesas totais correspondeu aos encargos com juros e amortizações, no montante de 95.663,73€, referentes ao financiamento do empréstimo, junto do Banco Santander que, no final do ano, era de 1.395.692€. A rubrica dos juros teve, no mês de setembro, por via da variação da taxa Euribor, um aumento mensal significativo de 1.152,26€.

Não é difícil concluir que se prevêem tempos difíceis para que a Paróquia de São Francisco Xavier possa honrar todos os seus compromissos, nomeadamente junto do Banco Santander, com o pagamento dos encargos mensais de 8.544,66€, valor este que poderá vir a ser superior, e será tanto mais elevado, quanto a taxa Euribor variar nesse sentido.

É neste contexto que, mais uma vez, peço a todos os paroquianos um reforço da habitual e bem comprovada generosidade, contribuindo, na forma que considerem mais adequada, para fazer face a todos os encargos da Paróquia, sendo certo que, simultaneamente, todos os esforços serão feitos para um controlo rigoroso dos custos.

A par deste pedido, agradeço reconhecidamente a todos os paroquianos que, de tantos modos, têm assumido como seus, ao longo dos anos, os exigentes compromissos da Paróquia, seja através dos ofertórios mensais, seja pela participação no arraial e na quermesse, que são sempre momentos de intensa vida comunitária, seja ainda sob a forma de muitos outros donativos.

Por isso, permito-me insistir: é necessário aumentar o valor recebido nos ofertórios mensais destinados a amortizar a dívida da Paróquia, e angariar outros contributos, regulares ou ocasionais, para o mesmo fim.

Não posso também, neste contexto, deixar de salientar a enorme riqueza espiritual e eclesial que representa a dedicação de tantos paroquianos aos mais diversos serviços que constituem e integram a vida da Paróquia, sem a qual seria impossível desenvolver a ação pastoral que nos cabe realizar, e que desejamos cresça e se intensifique cada vez mais, com a ajuda de Deus.

Paróquia São Francisco Xavier, 17 de Janeiro de 2022

Cón. José Manuel dos Santos Ferreira