Foram já realizados na nossa Paróquia de São Francisco Xavier três encontros sinodais e as respectivas sínteses. Em todos os encontros, fica a certeza de que a sua concretização cumpre em si mesma o principal objectivo do movimento sinodal, o “pôr-se a caminho” para o encontro com o outro, percebendo nessa escuta os sinais inequívocos de Deus em cada existência humana.

Num tempo em que a privatização de fé parece ganhar terreno, somos lembrados de que a mesma precisa da comunidade para nascer, crescer e frutificar. Aliás, o processo de escuta neste caminho sinodal revela-nos com incrível clareza as inquietações, os sonhos, as memórias brilhantes de um povo itinerante, sempre em busca do rosto de Deus.

No despojamento que supõe o pôr-se a caminho (cujos frutos são tão mais intensos quanto maior a nossa disponibilidade interior), escutamos na voz do outro a condensação de todos os chamamentos, claríssimos e feitos de amor perseverante, por vezes cansado, mas nunca desistente.

Caminhar em conjunto com Cristo na Sua Igreja manifestou-se, nestes encontros, na alegria da fé partilhada, ou talvez mais do que isso, de um amor partilhado: um amor concreto, fresco, intenso, sonhador, por Aquele que nos reuniu na mesma Igreja e que nos deu uns aos outros para sermos companheiros de viagem.

Companheiros inopinados, diversos como sempre são os dons do Espírito, mas que efectivamente só Ele pode conduzir à unidade, mantendo esse padrão multiforme e riquíssimo, como sempre são os legados de Deus.

As sínteses produzidas, fruto do discernimento suscitado em cada encontro, traduzem esses gritos maiores, fruto de um momento histórico concreto, dos sonhos ainda por cumprir na nossa comunidade, em que cada um renova o seu “sim” e percebe que há efectivamente um caminho mais belo a percorrer, porque vai acompanhado.

O modelo proposto para os encontros sinodais, que entrecorta oração, escuta, silêncio e síntese, mostrou-se completamente adequado e surpreendentemente luminoso, dando a todos a percepção de não estarmos sós, cumprindo-se a promessa de Cristo: “Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles” (Mt 18, 20).

Cada participante nos encontros é estimulado a replicar o modelo noutros encontros nas respectivas redes de família/amigos/colegas, tentando abarcar um maior número de pessoas, numa diversidade multiforme: etária, socio-cultural e até religiosa.

Os encontros sinodais continuarão a ser realizados na nossa paróquia em Fevereiro e está também activo o link para a resposta a um inquérito online que pode ser encontrado no site da paróquia (aqui).