Mensagem de Natal do nosso Prior.

Um Natal de novo vivido em pandemia, com muitas pessoas e até famílias inteiras em isolamento, é muito mais exigente, mas pode ser igualmente belo e profundo.
Podemos vivê-lo sentindo-nos um pouco mais identificados com Jesus, o Filho de Deus feito Menino, porque o seu próprio Nascimento aconteceu no maior despojamento e em grande pobreza.

Se viermos a estar privados da presença física de alguns dos membros das nossas famílias, impedidos de nos acompanharem, ou de alguns componentes festivos a que estamos habituados, não ficamos, no entanto, privados do essencial: aclamado pelos Anjos e adorado pelos pastores, Cristo nasceu em Belém, e quer continuar a nascer nas nossas almas, a habitar nas nossas casas, em todos os tempos e momentos, que, por isso, podem ser sempre tempos de alegria, de festa e de acção de graças.

À nossa volta haverá sempre alguém que precisa de ajuda, material ou espiritual, alguma instituição dedicada aos mais necessitados que podemos apoiar, e haverá sempre forma de dirigir uma palavra amiga àquele que está sozinho, ao que está triste ou desalentado.

E no espaço da comunidade cristã, e em particular no âmbito da nossa paróquia, iremos celebrar com todo o júbilo a Missa de Natal, tanto na Noite como no Dia, e ali poderemos voltar a ter e a reconhecer a presença sacramental d’Aquele que se quis fazer, e será para sempre, Deus connosco.

Neste espírito, desejo a todos os paroquianos de S. Francisco Xavier, por intercessão da Santa Mãe de Deus feito homem, a graça de viverem este tempo ainda mais profundamente, e com essa alegria íntima que não vem de nós, mas do Menino do Presépio, que é também, como antecipadamente cantou um grande Profeta, “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz”.

Com os mais sinceros votos de Santo Natal, do Prior de S. Francisco Xavier

Cónego José Manuel dos Santos Ferreira