Na noite em que Jesus nasceu, disse o Anjo aos Pastores: “Nasceu-vos hoje um Salvador” (Lc 2, 11). E antes tinha já dito o Evangelista S. Lucas, falando da Virgem Maria: “Completaram-se os dias de ela dar à luz. E deu à luz o seu filho primogénito” (Lc 2, 6-7). Jesus Cristo é Filho único e unigénito de Deus Pai, e também filho único e unigénito de sua Mãe, e, contudo, o Evangelista diz que nasceu “primogénito”, porque, como hoje nasceu homem, também hoje nasceu Irmão de todos os homens.
Que maravilha é que o Filho de Deus, feito Filho de Maria, se torne nosso irmão, para nos ensinar e salvar!
Cristo nasceu homem, como Salvador, para salvar todos os homens e para nos ensinar a viver. Na noite fria de Belém, recém-nascido, deitado nas palhinhas do Presépio, ainda não fala, mas já nos ensina. E com Ele, olhando-O admirados como os Pastores de Belém, desde já queremos aprender a viver a pobreza, que é desprendimento e desejo de partilha, a humildade, que é gratidão por tudo o que recebemos, e o amor que é capaz de sacrificar pelos outros.
E como seremos felizes, se, de tudo o que virmos no Presépio, soubermos tirar proveito para nós e glória para Deus, tal como os pastores de Belém, que “voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto (Lc 2, 20)!
Com os sinceros votos de um Santo Natal e a grande amizade no Senhor, do vosso Prior
Cón. José Manuel dos Santos Ferreira