Neste Domingo, 06 de Janeiro, festejamos a Solenidade da Epifania do Senhor, vulgarmente conhecida por Dia de Reis.
A Festa celebra a manifestação do Deus Menino aos três Reis Magos vindos do Oriente, narrada no Evangelho de S. Mateus (2, 11): “Entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, O adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-Lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”.
A festa dos Reis Magos ou Dia dos Santos Reis é conhecida como Epifania, palavra que em grego significa manifestação, no sentido de que Deus Se revela e Se manifesta.
Entretanto, a Igreja celebra como Epifanias três manifestações da vida de Jesus: a Epifania diante dos Magos do Oriente (manifestação aos pagãos), a Epifania do Baptismo do Senhor (manifestação aos judeus) e a Epifania das bodas de Caná (manifestação aos seus discípulos).
A Festa da Epifania é uma das mais antigas dos cristãos, provavelmente a segunda depois da Festa da Páscoa. Teve início no Oriente e logo passou a ser comemorada no Ocidente, por volta do século IV.
Na Idade Média, a Epifania pouco a pouco passou a ser mais conhecida como a festa dos Reis Magos. Actualmente, a Igreja Católica celebra as três epifanias em diferentes datas do calendário litúrgico.
(ACI Digital)