Catequese

A Catequese é uma acção da Igreja que tem como objectivo levar cada catequizando a um contacto íntimo com Jesus Cristo.
“A Igreja, animada pelo Espírito Santo, conserva no seu coração, anuncia, celebra, vive e transmite o Evangelho, através da Catequese” (“Dei Verbum”, Concílio Vaticano II).

Na nossa Paróquia, a Catequese tem uma grande tradição, ao ser dada essencialmente por jovens, tendo tido sempre a colaboração dos Pais e Encarregados de Educação das crianças e jovens.

Neste momento, há uma Equipa Coordenadora com dois elementos, 13 Catequistas e cerca de 100 crianças/jovens. Ao longo do ano, estamos sempre a receber crianças e jovens, que são integrados nos grupos. Uns chamam os outros. A Catequese funciona de terça a sexta-feira na Igreja Paroquial

A comunidade é o lugar normal da Catequese. É como o seio materno onde se gera o Homem Novo, por meio da Palavra e dos Sacramentos de Iniciação Cristã. O testemunho da comunidade é fundamental; a Catequese transmite com mais facilidade aquelas realidades e vivências que existem dentro da comunidade.

É através da Catequese que frequentemente se dá o primeiro contacto das Famílias com a Paróquia, levando ao crescimento da Comunidade Paroquial.

O Catequista é um cristão chamado por Deus para a missão de anunciar Jesus Cristo e o projecto de Deus para todas as pessoas.
É o porta-voz da Mensagem de Deus, testemunha do Seu Reino para as crianças que lhe são confiadas.

Qualquer paroquiano que sinta gosto em participar nesta acção poderá sempre vir fazer a sua caminhada como Catequista.

Equipa Responsável
Marta Sobral (939 354 855)
martasobral@outlook.pt

Sofia Barrocas (917 593 403)